NYMPHA – uma jovem centenária



"Sejam felizes, sejam calmos e não guardem mágoa de ninguém. Procurem estar sempre alegres”. Nympha da Silva

“A reclamação ofende a vida”.  Hélio Corrêa da Costa

Tenho em mãos o convite de aniversário da querida conterrânea mato-grossense, Sra. Nympha Escolástica da Silva, que completará 100 anos, em primeiro de novembro, data em que a Igreja Católica comemora o “Dia de Todos os Santos”.  As nossas famílias foram unidas pelos laços da amizade desde há muitos anos. Morávamos nas cercanias da Igreja do Rosário e São Benedito, da Cuiabá antiga, repleta de bons vizinhos, como o casal Nympha e Sr. José  e seus filhos: Jurandir, Juracy, Eloisa, Edna e Enir.  Amados filhos, os quais lhe deram 16 netos, 26 bisnetos e um tataraneto.

Estar presente em seus aniversários, em especial, nesta comemoração de 100 anos, é também celebrar o reencontro com os bons amigos daquela vizinhança, os quais se reúnem para dar à amiga Nympha um grande abraço de parabéns, cheio de votos de felicidade a ela e a sua amada família.

Conheço dona Nympha desde a minha infância e tenho boas recordações dessa jovem e entusiasta anciã. Lembro-me de suas atitudes sempre firmes e de seu extraordinário senso de humor! Riso farto com o qual brinda a todos os que dela se aproximam, algo que nunca faltou em seu rosto de traços fortes, iluminado por vibrantes olhos verdes. Por sinal,  não se percebe nela a passagem de 100 anos .

Essa parte lúdica é um dos traços mais marcantes do seu jeito de ser, que atraiu a simpatia das pessoas e faz dessa jovem centenária, uma super boa companhia, pra lá de agradável. Chegar perto dela era e continua sendo a certeza de um “stop” imediato em qualquer tipo de mau humor ou baixo-astral. Não há quem nunca deu uma boa gargalhada ao lado de dona Nympha.  Ninguém resiste à sua criatividade, até os mais sisudos... Se tivesse seguido a carreira artística, seguramente, obteria grande sucesso e reconhecimento.

Ela é exemplo de pessoa forte e de bem com a vida!  Nunca a vi decaída por algum problema, e seu bom humor permanece até hoje, ao lado de muita lucidez. Seu bom humor irá se perpetuar como herança vital aos seus descendentes.  

Tenho certeza de que em seu aniversário de 120 anos iremos vê-la nos presentear com seu humor e gargalhada. Seu médico já deu garantias de que, se depender de seu estado de saúde, ela chega lá!  Alimenta-se e dorme bem, não tem problema de pressão, muito menos cardíaco e sorri bastante. Bebe, religiosamente, sua dose diária de guaraná em pó.

Neste mundo em que vivemos, não é comum encontrar alguém que viva de maneira tão celebrativa, que não permitiu nenhum problema se transformar num fardo pesado em suas costas - ela nunca se atolou no enfrentamento dos desafios. Parece que conseguiu transcender com maestria as dificuldades, que como toda pessoa deve ter enfrentado no decorrer da vida. Nimpha nasceu em Santo Antônio de Leverger, mas é cuiabana de coração.  Devota do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, de São Benedito e de Santo Antônio,  mantém em sua alma a chama da fé.

Qual seu segredo?  O que a deixou tão forte, internamente e externamente?  Sem dúvida alguma, ouso afirmar que viver alegre é um dos segredos de sua admirável longevidade, pois esse estado emocional fortalece sobremaneira o sistema imunológico e  impede a manifestação de uma série de distúrbios em nível físico, mental e espiritual.    

Pessoas de bem consigo mesmas ficam de bem com a vida e espalham bem-estar e alegria ao seu redor. Tornam-se criativas, amorosas, compassivas. O modo de viver da jovem centenária Nympha faz jus à afirmação de alguns Mestres orientais: A Vida é Uma Celebração. Reporto-me, ainda, a estas palavras do Mestre Osho:
 Um homem sério é incapaz de rir, é incapaz de dançar, é incapaz de brincar. Ele está sempre se controlando, tornou-se o seu próprio carcereiro. Deveríamos aprender a transformar nossas energias para que não fiquem reprimidas, para que sejam expressas através do nosso amor, da nossa risada, da nossa alegria. 
A nossa estimada e fantástica dona Nympha conseguiu viver a realidade da intensa alegria em sua existência. Um presente a ela ofertado por todos os santos, no dia em que nasceu? Aprecia a companhia dos jovens, de pessoas alegres e sente prazer em compartilhar sua experiência de vida. A ela, os nossos parabéns, nossa admiração e reverência por tão celebrativo exemplo de vida!

30/10/2011

Namastê!

BENEDITA ENILDES DE CAMPOS CORRÊA  é Administradora Terapeuta Corporal Ayurveda e Prof. de Yoga com formação e especialização na Índia. Ministra seminários vivenciais a organizações governamentais e privadas na área de Qualidade de Vida e Humanização da Convivência. Autora do livro Vida em Palavras. E-mail:  omsaraas@terra.com.br




Comentários