Massagem Oriental - Força de Vida


        "O corpo tem sido muito mal usado. Você tem maltratado seu próprio corpo. Você não 
        conhece o mistério do corpo. Ele não é somente pele; não é somente ossos; não é só
        sangue. Ele é uma grande unidade orgânica, um grande dinamismo. "
Osho


Massagem é uma terapia corporal existente desde a Antiguidade, e várias técnicas foram criadas desde então, no Oriente e no Ocidente. É muito difundida, reconhecida e respeitada no Oriente, em  países como a Índia, China e Japão. Constitui um dos tratamentos da medicina tradicional milenar indiana Ayurveda e chinesa. 

A ênfase dessas duas ciências médicas mais antigas da humanidade está na prevenção.  Para termos uma  ideia,  na China antiga, o médico   só recebia seus honorários quando o paciente estava saudável. Se alguém da família adoecesse, ele não era remunerado. Uma abordagem completamente oposta à da medicina  ocidental, não é mesmo?

A massagem terapêutica oriental auxilia a manter o corpo em ordem, em estado de equilíbrio e harmonia, evitando o aparecimento de distúrbios físicos, mentais e energéticos, que acarretam sérios prejuízos à saúde.

Na Índia, a técnica da massagem ayurvédica  e os seus diferentes estilos é ensinada nas faculdades e clínicas de medicina Ayurveda. É aplicada  nas pessoas das mais diferentes faixas etárias – dos bebês aos idosos. Na sua aplicação são usados óleos e pós medicinais.

A massagem oriental beneficia a saúde integral do ser humano, tanto na prevenção como no apoio a inúmeros tratamentos médicos, uma vez que eleva muito o nível de vitalidade, o que permite ao organismo responder, de forma mais ativa e dinâmica, à  própria medicação  que  o paciente estiver recebendo. 
  
Posso falar com familiaridade da Yoga Massagem Ayurvédica Tradicional, com a qual trabalho desde 1998. Há mais de vinte anos estou em contato com técnicas terapêuticas corporais, desde as que atuam nas camadas mais densas às mais sutis do nosso corpo. E confesso, honestamente, que não encontrei no Oriente ou no Ocidente, terapia corporal que dê resultados tão rápidos e eficazes para abrir e remover as tensões mais crônicas (couraças musculares) do corpo como o método concebido pela Mestra indiana Kusum Modak.

A combinação de massagem que atua na musculatura profunda do corpo, aplicada com as mãos e os pés do terapeuta, aliada aos alongamentos fundamentados em Yoga, os quais Kusum criou a partir da sua ampla e respeitada experiência com Iyengar Yoga,  amplia os efeitos terapêuticos desse trabalho de  forma efetiva, segura e veloz.

Tenho testemunhado transformações surpreendentes nas pessoas, especialmente nas que passam por um processo intensivo de tratamento. Quantos distúrbios de ordem física e psicológica podem ser evitados e tratados a partir da liberação das  tensões musculares crônicas, da ativação da circulação sanguínea, da regulação do tônus muscular, da reorganização da estrutura corporal, da ampliação e relaxamento da atividade  respiratória, elevação do nível de vitalidade, que são alguns dos benefícios imediatos que a Yoga  Massagem Ayurvédica Tradicional proporcionam, além de rejuvenescer o corpo por inteiro. Aliás, através dessa técnica o rejuvenescimento é real, acontece de dentro para fora, não sendo meramente uma capa externa a  mascarar um corpo velho. 

As tensões e dores emocionais que acontecem desde a infância deixam suas marcas e registros na musculatura profunda do corpo. Se não as tratarmos de forma adequada, iremos carregá-las como uma mala pesada nas costas, comprometendo, ao longo dos anos, não só a nossa vitalidade, como também a clareza de visão. O corpo com tensões acumuladas torna-se um fardo aprisionado pelo enrijecimento e desorganização de sua estrutura, desregulando o padrão natural de funcionamento dos órgãos vitais, além de originar perturbações também em nível mental e energético. Na medicina oriental, corpo, mente e energia são tratados como uma unidade orgânica indivisível.

Sinto-me honrada e grata à Existência pela oportunidade de aprender, na Índia, a Yoga Massagem Ayurvédica Tradicional. Tive a dádiva de estudar e conviver diretamente com Kusum Modak, a qual tem contribuído para dignificar o trabalho com massagem terapêutica, testemunhado por pessoas das mais diferentes partes do planeta.

Cada vez que constato os excelentes resultados nos tratamentos com a YMAT, fica a vontade de compartilhar esse poderoso método terapêutico corporal indiano. E  pensar que os benefícios da massagem e de outras terapias corporais orientais, lamentavelmente, ainda são vistos de  forma muito superficial, como se fossem um “remediozinho” água com açúcar... Que engano! Mas, a tendência da maioria das pessoas é negar aquilo sobre o que lhe falta conhecimento e experiência.

Namaste.

ENILDES CORRÊA é Administradora e Terapeuta corporal Ayurveda. Ministra palestras e seminários a organizações governamentais e privadas. Autora do livro Vida em Palavras – coletânea de crônicas. 

Comentários