VIDA EM PALAVRAS



O livro Vida em Palavras foi lançado em Brasília (DF), em novembro/2010,  no Senado Federal com o apoio da 2ª Vice-presidente da Mesa Diretora do Senado - biênio 2009/2010, senadora Serys Slhessarenko. 

Em dezembro/2010, Vida em Palavras foi lançado em Cuiabá na Assembléia Legislativa de Mato Grosso com o apoio da Sala da Mulher e do Instituto de Memória do Poder Legislativo. 

A publicação é composta de crônicas que versam sobre as vivências de uma buscadora espiritual na Índia, em contato com a tradição do Yoga, a meditação e os ensinamentos de uma sabedoria milenar, que se fazem presentes em todos os textos da autora.

O livro recebeu o Prefácio do jornalista Onofre Ribeiro, ex-Secretário de Comunicação do Estado de Mato Grosso, que sintetizou em sábias palavras a publicação e a escritora. “Escrever palavras e com elas construir sentido pras coisas é alquimia pura. (...) Ela [Enildes] fez alquimia com os seus textos e acabou por produzir reflexões alquímicas mais poderosas do que as simples palavras encarreiradas. (...) Ela desfila a sabedoria iniciática que lhe ensinaram os Mestres e Mestras com quem conviveu no Oriente. Página após página, Enildes associa a velha Cuiabá com a velha Índia e tece uma poderosa rede de alquimia humana, cultural e de sabedoria. Mesmo à distância, as duas pátrias se parecem tanto na exata simplicidade de suas origens.  Não é uma obra de filosofia nem religiosa. É de provocações que atingem esse novo viver diário do mundo moderno, tão atropelado pela urgência de ir e vir aos mesmos lugares de sempre, em busca de respostas que nunca estiveram fora de nós mesmos.  Enildes traduziu o viver como um gesto simples igual ao de estender um braço pra colher uma das mangas bourbons da sua doce Cuiabá”.

A compreensão do real significado de compartilhar deu origem aos textos desta coletânea. Vida em Palavras é uma coletânea de artigos publicados em jornais e sites de Mato Grosso e de outros Estados, desde 2001. 

Vida em Palavras apresenta entendimentos valiosos sobre a natureza da vida – interna e externa e oferece uma contribuição para a saúde mental e espiritual do ser humano. 

Vida em Palavras transmite mensagens de Seres Despertos como o indiano Kiran Kanakia e o mato-grossense Hélio Corrêa da Costa. Mensagens que se fazem tão necessárias pelo atual contexto em que vivemos. 

Aspirar a fragrância de Vida em Palavras guia o leitor do mundo externo para o mundo interno, criando uma ponte de entendimento entre ambos.

Enildes Corrêa é Administradora graduada pela UFMT. Terapeuta corporal Ayurveda e professora de Yoga, com formação e aperfeiçoamento na Índia, onde estudou e conviveu com conceituados Mestres indianos renomados internacionalmente. Morou na Índia e viaja para lá desde 1992. Ministra seminários e palestras vivenciais a organizações governamentais e privadas na área de Qualidade de Vida e Humanização da Convivência à Luz da Filosofia Oriental. 

Conceituada cronista de Mato Grosso, escreve para colunas de opinião de jornais e sites de Mato Grosso e de outros Estados, desde 2001.

Leia mais:
O livro "Vida em Palavras" é destaque na Semana Pensa Vida da Presidência da República
LANÇAMENTO DE VIDA EM PALAVRAS 
Senado Federal - Hall da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho - Brasília-DF - 16/11/2010
Apoio: 2ª Vice-presidente da Mesa Diretora do Senado, biênio 2009/2010, senadora Serys Slhessarenko 


A compreensão do real significado de compartilhar deu origem aos textos desta coletânea de crônicas.

Para Serys, o objetivo é incentivar a leitura, a publicação de livros voltados para temas diversos e mostrar o quanto a cultura cuiabana pode ser vasta. “Fico muito feliz em colocar uma escritora cuiabana para lançar um livro de nossa terra nas dependências do Senado. É uma forma de divulgar nossa cultura, nossos escritores e incentivar a leitura entre os cidadãos deste país”, afirmou a Senadora. (fonte: Jornal Conversa Pessoal - SERH do Senado Federal - nº 119)
Sou leitora dos artigos da Enildes e posso afirmar que Vida em Palavras oferece uma valiosa contribuição para a saúde mental e espiritual do ser humano, afirmou a senadora Serys durante a cerimônia de lançamento.  "Acompanhei a trajetória de Enildes ao Oriente e sua constante busca de qualidade e aperfeiçoamento em tudo que faz, bem como o aprofundamento do seu próprio autoconhecimento. Deixou uma carreira bem sucedida na área de Adminstração e iniciou, corajosamente, uma nova carreira na área de terapias orientais, o que a impulsionou a estudar na Índia, desde 1992, ou seja, são 18 anos de contato permanente com a cultura oriental".

Enildes agradeceu o apoio da senadora Serys e de toda sua equipe, entre eles, os queridos amigos de Cuiabá: Alrian Barros, Alexandre Santos e Beto Dock. 
Entrevista para a Rádio Senado
                                          A TV Senado fez a cobertura do evento



Depoimento de Dr. Ademar Veiga sobre o texto ''Ondas verdes de Cuiabá: "Diferente quando se percebe a natureza com os olhos do coração. O texto mostra a visão de um lugar por alguém que é capaz de ver com um pouco da sensibilidade do Criador."
Enildes Corrêa e o Ministro Gilberto Carvalho

O livro "Vida em Palavras" é destaque na Semana Pensa Vida da Presidência da República

Enildes Corrêa e os Embaixadores: Ashok Tomar, Embaixador da Índia no Brasil e Hardeep Puri, ex- Representante Permanente da Índia nas Nações Unidas. Embaixador Hardeep Puri já foi também Embaixador da Índia no Brasil.

Evento: Seminário "Índia e Brasil: uma parceria para o Século XXI"
Local: Palácio Itamaraty, Brasília-DF.  
LANÇAMENTO DE VIDA EM PALAVRAS EM CUIABÁ   Assembléia Legislativa de Mato Grosso
em: 15/12/2010
Apoio:  Sala da Mulher e Instituto de Memória do Poder Legislativo


Palavras do jornalista Onofre Ribeiro, ex-Secretário de Comunicação de Mato Grosso, que prefaciou Vida em Palavras:
 “Não é livro pra se ler numa sentada só. Aliás, os textos separados, nem todos também podem ser lidos de um fôlego.  No meio, é preciso respirar e compreender que a alquimia pede reflexões sucessivas. Não é uma obra de filosofia nem religiosa. É de provocações que atingem esse nosso viver diário do mundo moderno, tão atropelado pela urgência de ir e vir aos mesmos lugares de sempre, em busca de respostas que nunca estiveram fora de nós mesmos”.






 































Comentários